sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Entrevista com M. Leblanc

Dia anterior: Nervosos... Conferindo os documentos, imprimindo detalhes para: e se precisar de uma foto dos nossos amigos? E se precisar daquilo outro?... Tinta da impressora, óbvio... começa a falhar...
Enfim: noite mal dormida... Dor de barriga... tudo
Levamos roupas extras, com medo de sujar na metade do caminho... Vai que... Né?
Nos arrumamos e saimos de Campinas as 9:30 na chuva com o manero uma pilha de nervos e eu querendo passar serenidade... Mas na realidade, por dentro gritando a cada minuto que passava. Ficamos de campinas a SP imaginando as perguntas... Revisando... enfim...
Chegamos na marginal pinheiro as 11:00 e conseguimos chegar ao estacionamento do prédio do Bureau du Québec as 11:40. Detalhe: entrevista as 15:30... Mas a chuva e o nervosismo nos fez sair de casa mais cedo.
Falamos com a mocinha da recepção do prédio. E ela falou: "Nossa! Como vocês chegaram cedo! hehehe" Pediu para que voltassemos ao prédio só as 15:00, pois o Bureau pedia para só deixar subir para a entrevista com 30 minutos antes do horário marcado. E assim resolvemos fazer.
Fomos no D&D shopping (uma quadra de lá). Fomos almoçar... O que? O que pode conseguir descer e leve? Um peito de frango com arroz com brócolis, legumes grelhados e salada a primavera. o manero pediu tb algo parecido. Que almoço difícil... Além do nervosismo, tinha o fator SP: lotado e sem lugar para sentar para almoçar...
A turma é muito sem noção! Colocam crachás sobre as mesas e passa de 30 minutos na fila do restaurante para pedir o prato e quem já tem o prato em mãos não pode sentar pq a mesa está marcada pelo "inteligente" que colocou o crachá na mesa marcando.

Ainda bem que eu e o manero conseguimos uma mesa assim que o pedido chegou. almoçamos e as 12:40 lá estavamos  passeando para conhecer o shopping e tentar não pensar na entrevista... hehehehe. Achamos uma mesinha e eu estava com o netbook. E verificamos os wireless e bingo! rede sem fio desbloqueada. ficamos lá até as  14:30. Neste momento eu já tinha me arrumado no banheiro do shopping e comprado duas garrafas d'água e vimos que a chuva continuava. O manero foi trocar de blusa no carro e eu, o sapato (ninguém merece ficar com um sapato alto de bico fino desde as 9:00 hehehehe). Falamos novamente com a mocinha da recepção que pegou nossos RGs e tirou a fotinha de cadastro para poder nos entregar um crachá de acesso. Subimos e sentamos para aguardar o entrevistador nos chamar, naquela famosa sala de espera com uma tv passando Cirque du Solei. Uns dois minutos na sala de espera e quem nós avistamos?
M.Gilles Mascle! Responsável por toda a nossa saga até agora! hehehe
O manero foi falar com ele e começou a falar logo em francês! heheheh Para treinar.
Ele ficou bem feliz pela gente e falou que tinhamos muitas chances de conseguir pelas áreas de qualificação.
Foi muito bom tê-lo encontrado! nos deixou um pouco menos nervosos e nos adiantou: Daniel Leblanc que ia nos entrevistar.
Tinha lido vários relatos de entrevistas com ele. Dizendo que ele era bem objetivo.

20 minutos depois, abre a sala do M. Leblanc e sai um rapaz com um grande sorriso no rosto e nos desejando boa sorte. E ouvimos o M. Leblanc: M. manero! (olho para o manero e ele olha para mim: é agora!) E lá fomos para a sala do M. Leblanc.
Se apresentou para gente e pediu para cada um sentar numa cadeira.
Pediu-nos os passaportes, registro de casamento e  nascimento. primeiro do requerente principal e depois do acompanhante. E lá ia ele se virar para o coputador e digitar todos os documentos. Perguntou se eu tinha mantido o nome de  solteira e eu "Oui"... Pediu ao manero os certificado de colégio e graduação e o histórico escolar dos dois. Depois chegou a minha vez de mostrar os meus. O meu tem um certificado diferente que é magna cum laude... Ele nunca havia escutado e lá fomos nós tentar explicar.. No fim ele entendeu tudo e me deu os parabéns. Anotou tudo no computador e foi contabilizar os anos de estudo para também anotar.
Agora certificado de francês e inglês do manero. Ficou boquiaberto com as 74h de francês do manero: "só? mas você está falando muito bem!" Manero: "merci" com um sorriso de orelha a orelha. E a gente mostrou bem feliz a cartinha do nosso prof. de francês quebecois... Ele teve um ataque de riso. por conta da palavra aventurosos que nosso prof. escreveu da gente. Ele explicou que a palavra tinha duplo sentido. E o manero, como um bom cearense, soltou: "E ele queria nos ajudar..." Mas outra risada forte do M. Leblanc.
E chegou a minha vez de mostrar o de francês e ele anotou tudo e comentou das 420h de francês do curso que eu fiz
Chegou a vez da experiencia de trabalho e comprovante. Primeiro o manero: declaração do atual que é como autonomo e os das empresas que ele trabalhou: total mais de 40 e tantos meses.
Chegou a minha vez: Mestrado com bolsa, iniciação científicas com bolsas e estágio numa empresa. Nem contabilizou o meu... hehehehe.
Perguntou da nossa pesquisa de emprego em Montreal e mostramos todos nossos planos. Ele ficou bem feliz com a quantidade de oportunidade para o manero e falou assim: "Você deve fazer o seguinte: mande seu curriculo e escreva no e-mail que você está no processo de imigração que já tem o CSQ.."  Eu e o manero nos olhamos com uma cara de como assim???? o queee? será??? e ele continuou: " ...e a empresa já fica sabendo que você estará disponível logo". E começou a falar de como o manero deve fazer o curriculo e tal. O meu era de pesquisadora, então estilo do curriculo era diferente tem os trabalhos publicados etc. E ele pediu para mostrar a minha pesquisa de emprego. Mostrei a ele o de pesquisadora como o plano A e mostrei outras de plano B e C e D e E.... Enfim, ele ficou bem feliz com nossos curriculos e propostas de emprego.
E perguntou algo que eu não pensei que ia perguntar: "O que os pais de vocês acham de vocês irem ao Québec?"  Como assim? Nossos pais? Somos casados a quase 2 anos e moramos fora desde que casamos... Mas tudo bem... hehehe... E respondemos que eles acham que devemos ser felizes e que o melhor para gente é o melhor para eles. O manero respondeu algo do tipo: eles acham que eu devo fazer o que tenho que fazer.
E pronto. Começou a nos entregar as folhas e o certificado de seleção. Sorrisos de orelha a orelha e falou para o manero: Ela tem um 7 de francês por compreender muito bem, mas pronuncia média e você rapaz, vou te dar 6, pela pronuncia excelente e por compreender bem, mas não tão bem como a sua esposa. Vou dar F pros dois de francofonos, pois tenho a certeza que se você vier amanhã terá um 7 também. E mais uma vez o manero solta uma: " Se você quiser, eu posso voltar amanhã..." E mais uma risada demorada do M. Leblanc. Nos parabenizou e nos levou até a porta.
A gente saindo com sorrisão e tinha um casal nervoso na sala de espera, passamos por ele e desejamos boa sorte aos dois.
Passamos na secretaria do Bureau e perguntamos do estacionaento. Ela pregou uma ruma de selinho do estacionamento e disse, pronto, vocês não pagam nada!
Que beleza!!! hehehehe

E voltamos para Campinas para comemorar e contar as novidades para todos.


Espero que seja útil este depoimento de entrevista para vocês.

Salut!

2 comentários:

  1. PARABÉNS!!!!!!!
    TODA VEZ QUE LEIO ESSES DEPOIMENTOS, ME DA UM FRIOZINHO NA BARRIGA! SEMPRE ME EMOCIONO QUANDO LEIO.. NÃO TEM JEITO....

    AGORA CORRE LOGO PRO FEDERAL E RUMO PRA MONTREAL! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Kissica,

    Obrigada por visitar nosso blog!
    Também lemos em vários blogs que não era necessário enviar os documentos traduzidos e assim o fizemos! Enviamos todos eles em português dia 15/12/2010!
    Continue nos acompanhando, pois já somos seguidores do blog de vcs!
    Abraços e conte conosco!
    Aline Paixão
    http://alinebrunoerafinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir